sábado, 29 de agosto de 2015

TAMARINDO

TAMARINDO
O tamarindo ou tamarino, como também é chamado, é uma fruta originária da África equatorial e da Índia.Aqui no Brasil ele é consumido principalmente nos estados do Nordeste. Os frutos do tamarindo têm casca marrom e o formato é parecido com a vagem.
O tamarindo é uma fruta rica em vitaminas C, E e também em vitaminas do complexo B, além de ser fonte de cálcio, ferro, fósforo, manganês e potássio. E tem mais, ele pode ser usado no tratamento de problemas digestivos como, por exemplo, na prisão de ventre, e também atua como anti-inflamatório e antioxidante. Os frutos frescos ou secos podem ser transformados numa bebida agradável, que ajuda a soltar os intestinos e a aliviar a obstipação. Aqui no Brasil o tamarindo é muito usado para fazer sucos e refrescos. Em molhos, combina muito com carnes, peixes e frutos do mar.

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

JURUBEBA

JURUBEBA
A jurubeba, planta medicinal também conhecida como jurubeba-verdadeira, jupeba, juribeba, jurupeba, tem gosto amargo. Utilizada na culinária em forma de conservas,e medicinal como auxiliar no tratamento de doenças como a anemia e doenças do fígado (como a hepatite), gastrite, úlcera, acne, anorexia, azia, ressaca, tosse, bronquite, problemas de bexiga, cistite, contusão, febres, diabete, gripe, náuseas e também tumores abdominais e uterinos, ela é anti-inflamatória, descongestionante, digestiva, diurética, contra febre, protetora do fígado, tônico vascular.

domingo, 23 de agosto de 2015

FEIJÃO-GUANDU

FEIJÃO-GUANDU
Feijão-guandu, também chamado andu, ervilha-de-pombo, anduzeiro, guandeiro e guando. Possui açao antiinflamatório, emoliente, diurético, depurativo. É indicado para: hemorragia, tosse, bronquite, inflamações na garganta, tosse, limpar o sangue, diminuir a glicose (diabete). è usado na forma de infusão, para isso utiliza-se flores, raizes e folhas, para fazer gargarejos, colocando 5 gramas em um copo de água fervente.Seus grãos contém 20% de proteínas, 1,2% de lipídeos e cerca de 63% de carboidratos. Muito utilizada na culinária típica  regional de vários estados brasileiros e até de outros paises.

domingo, 2 de agosto de 2015

SERRALHA

          SERRALHA
Trata-se de uma planta anual, de pequeno porte, ereta, leitosa e pouco ramificada, com raiz que se aprofunda no solo. A serralha é uma planta da familia Sonchus oleraceus. A Serralha é uma erva, encontrada em quase todo o mundo, é comestível e rica em vitaminas A, D e E; possui um sabor amargo e paladar que lembra o espinafre, e é usada em saladas e cozidos. Combate dores de origem reumática, anemia carencial, afecções hepáticas, astenia e também tem ação cicatrizante, anti-inflamatório e diurético.

segunda-feira, 27 de julho de 2015

AMORA PRETA

AMORA PRETA
 A amora-preta pertence à família Rosacea e, gênero Rubus, sendo conhecidas mais de trezentas espécies. A amora-preta é um arbusto, porte ereto, semi-ereto ou rasteiro, pode chegar a 2 metros de altura, caule flexível e a maioria das variedades é coberta por espinhos. As flores são brancas ou rosadas. Os frutos são levemente alongados, quase arredondados, comestíveis, inicialmente vermelhos e depois pretos, quando bem maduros. Aquilo que chamamos de fruto é um agregado de dezenas de frutos verdadeiros, denominados mini-drupa ou drupete, porque no interior de cada bolinha contém uma semente pequena.  O fruto pode ser consumido ao natural e usado no preparo de doces, geléias, conservas, sucos, polpas, sorvetes, iogurtes, tortas, bolos e outros. A fruta é altamente nutritiva, pois contém 85% de água, 10% de carboidratos e elevados teores de vitaminas A e B, potássio e cálcio. Ajuda a tratar de afecções da boca e da garganta (aftas, principalmente), angina, estados febris, inflamações na garganta, retenção de líquidos.

sábado, 25 de julho de 2015

ALMEIRÃO DO MATO

ALMEIRÃO DO MATO
O almeirão do mato é uma verdura abundante e fácil de ser encontrada, a textura é boa.  mas fica
melhor picada fininho, combinando muito bem com arroz e feijão. As folhas jovens são macias e não perdem nada para as verduras da feira, suculentas, macias e saborosas. é encontrada em gramados e hortas, além de terrenos baldios, fica mais viçosas em solos úmidos e a meia sombra. Pode ser consumida crua ou cozida, à semelhança do almeirão e da catalonia, com sabor ligeiramente amargo.

sábado, 18 de julho de 2015

FOLHA-DA-FORTUNA

FOLHA-DA-FORTUNA
Com propriedades emolientes, cicatrizantes e anti-inflamatórias, seus princípios ativos são as mucilagens, taninos, ácidos gástricos, sais minerais e glicosídeos.O uso da planta é indicado para tratamento de coqueluche e afecções do aparelho respiratório, gastrites e úlceras. No entanto, seu principal uso é no tratamento de queimaduras e furúnculos.É indicada em casos de queimaduras e furúnculos. Caso sejam outros ferimentos, indica-se fazer uma pasta com a folha e colocar sobre a região machucada.O suco pode ser preparado com uma folha para uma xícara de chá de água. Deve ser batida no liquidificador e ingerida duas vezes ao dia, entre as refeições.Para úlceras estomacais, tomar uma xícara duas vezes ao dia, entre as principais refeições. O indicado é usar uma colher de sopa de folhas frescas amassadas.

domingo, 12 de julho de 2015

ALFAVACÃO

ALFAVACÃO
Alfavacão (Ocimum gratissimum) é uma planta medicinal que apresenta coloração verde escura, pode atingir até dois metros de altura, possui flores grandes, que podem chegar a medir até 10 cm de comprimento, e flores de cor branca com tons levemente arroxeados. Considera-se que a origem desta planta é o Oriente, mas ela tem ampla distribuição no território brasileiro. O Alfavacão possui ação antiespasmódica, carminativa. Combate gripes, resfriados, tosses irritativas e alérgicas. Diurética suave. Coadjuvante no tratamento da ansiedade e insônia.

quarta-feira, 8 de julho de 2015

KINKAN

KINKAN
“Kumquat” ou “chin kan” em chinês, e kinkan, em japonês, significam “laranja de ouro”. Mas ela não é exatamente uma laranja, pertence ao gênero Fortunella, e não ao Citrus. É riquíssima em vitamina C (151 mg/100 g), cálcio (266 mg/100 g), potássio (995 mg/100 g) e boa fonte de vitamina A, fósforo, ferro e outros minerais. Pode ser utilizada como planta ornamental, produz flores brancas e perfumadas, folhas verde-escuras e brilhantes, tem frutos pequenos e não apresentam espinhos, essa espécie pode ser cultivada em vasos ou em locais onde existem crianças. O mais comum a utilização em forma de caldas, molhos ou compotas.

terça-feira, 30 de junho de 2015

LIMÃO CRAVO

LIMÃO CRAVO
O limão cravo é uma fruta cítrica também conhecida no Brasil sob os nomes comuns de limão-rosa, limão-cavalo, limão-egua, limão-francês, limão-capeta, limão-china, limão-vinagre e limão tambaqui. O limão-cravo é um fruto redondo, ligeiramente achatado, mas irregular, quase disforme. A casca, de cor verde-amarelada ou amarela, toma uma forte cor alaranjada na maturação, mas tem manchas e uma aparência grosseira. É sedativo, antiespasmódico, sudorífico, vermífugo, antiescorbútico, alcalinizante, depurativo e tônico digestivo.
Combate dores reumáticas, diarréias, astenia, dispepsia, escorbuto, hipertensão arterial, aterosclerose, afecções das vias biliares. Para uso externo é anti-séptico.

quinta-feira, 25 de junho de 2015

LIMÃO TAHITI

LIMÃO TAHITI
Limão Tahiti, uma variedade híbrida, resultante do cruzamento do limão Siciliano com a Lima-da-Pérsia, recebendo também o nome, principalmente na Europa, de Lima Ácida ou Lima Ácida Tahiti.
Suas propriedades medicinais são tantas que é difícil enumerá-las. Além de  fonte poderosa de vitamina C, aos limões são atribuídos vários poderes curativos, entre os quais o de atuar como antibiótico natural e como regulador das taxas de colesterol do organismo. Contém ainda uma substância chamada “limonemo” que combate os radicais livres, ajuda na manutenção do colágeno, da hemoglobina e atua como antisséptico. Seu consumo regular é de grande importância para a preservação da saúde e para promover a longevidade.Uma das frutas mais conhecidas e usadas no mundo, de aplicações variadas no cotidiano, o limão Tahiti é usado na culinária como tempero para peixes, frutos do mar, carnes de embutidos, aves e saladas. É apreciado, também, na preparação de bolos e doces em geral, sem falar na famosa caipirinha brasileira.

terça-feira, 16 de junho de 2015

LIMÃO GALEGO

LIMÃO GALEGO
O Limão Galego é  bastante rústica, aprecia solos férteis e arejados.  Depois de 2 a 3 anos do plantio começa a produzir, não gosta de ventos fortes.Não pode faltar no pomar, ou mesmo no quintal de sua casa, além de não atingir grandes dimensões é garantia de uma boa produção. O limão Galego tem inúmeras aplicações, seu extrato é usado em bebidas, sorvetes, doces, molhos para saladas, temperos, produtos de limpeza, cosméticos, etc.

terça-feira, 9 de junho de 2015

LIMÃO SICILIANO

 LIMÃO SICILIANO
Limão Siciliano: trata-se do limão verdadeiro, digamos, o limão original. Seu cultivo é abundante, basicamente, em áreas de climas mais frios ou subtropicais, motivo pelo qual é bastante produzido e consumido na Europa, assim como nos países andinos da América Latina. Entretanto, não são facilmente encontrados no Brasil e nas regiões tropicais do mundo. O limão-siciliano é universalmente utilizado em receitas doces e como acompanhamento de alimentos salgados. Muito rico em vitamina C, combate gripes e resfriados. O limão-siciliano ainda possui quantidades significativas de cálcio, ferro e fósforo.

quarta-feira, 27 de maio de 2015

NEVE DA MONTANHA

NEVE DA MONTANHA
Também conhecida como cabeleira de velho, leiteiro, flor de criança, cabeça branca, cabelo de velho. Essa planta pode ser podada no intuito de ser modelada para ficar no formato desejado e assim aumentar ainda mais seu impacto estético. Embora seja resistente a falta de água e sol, para que ela tenha uma boa floração é imprescindível que receba muita luz e regas diárias. Não plantar em áreas de circulação de crianças e animais domésticos pois é tóxica.

quarta-feira, 20 de maio de 2015

UVA JAPONESA

UVA JAPONESA
A Uva Japonesa é conhecida como banana-do-japão, bananinha-do-japão, caju-do-japão, caju-japonês, chico-magro, gomari, mata-fome, passa-do-japão, passa-japonesa, pau-doce, pé-de-galinha, tripa-de-galinha, uva-da-china, uva-do-japão, macaquinho, amora-do-mato, uva-japonesa e uva-paraguaia.
Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil.A frutificação inicia-se de 3 a 4 anos após o plantio.

segunda-feira, 11 de maio de 2015

BABOSA

BABOSA
A BABOSA fortalece o sistema imunológico e desintoxica o organismo A Babosa (Aloe Vera) é um poderoso agente ou auxiliar no tratamento contra a AIDS, artrite, alergias, asma, arteriosclerose, arritmia cardíaca, câncer, catarata, catarro, cistite, cirrose, diabetes, doença renal, efeitos colaterais da quimioterapia e radioterapia, fibromialgia, gastrite, gota, hemorróidas, hepatite, hipertensão arterial, impotência, inflamações, queimadura solar, otite, reumatismo e úlceras, entre muitas outras.

terça-feira, 5 de maio de 2015

HIBISCO

HIBISCO
O Hibisco é conhecido popularmente como caruru-azedo, azedinha, quiabo-azedo, quiabo-róseo, quiabo-roxo, rosélia e vinagreira, As folhas são ricas em vitaminas A e B1, sais minerais e aminoácidos. Quando ainda estão bem jovens e tenras, as folhas podem ser consumidas em saladas cruas; depois, um pouco mais velhas podem ser refogadas ou se tornar um ótimo ingrediente para o preparo de cozidos, sopas, feijão e arroz. O cálice vermelho tem um sabor azedinho e contém ácidos cítricos, hibístico, málico e tartárico. O cálice pode ser usado na fabricação de geléias, doces, picles, vinho, vinagre, sucos e também no preparo de um excelente chá. Para o preparo do suco são utilizados os cálices crus ou cozidos, que são triturados no liquidificador com água, depois é só coar e adoçar a gosto. O cálice triturado é aproveitado para o preparo de geléia ou doce. É usado como anti-espasmódico, anti-inflamatório, redutor da hipertensão, antioxidante natural, afrodisíaco, diurético, laxante suave e auxiliar nas dietas de emagrecimento. Também há indicações de seu uso popular para combater problemas respiratórios, bronquites, gripes e resfriados, gastrite e afecções da pele.

sábado, 25 de abril de 2015

CANA DO BREJO

CANA DO BREJO
Cana-do-brejo: Planta medicinal com efeito anti-inflamatório, indicada principalmente em casos de inflamação no trato urinário (rim, bexiga, uretra). Nome: Cana-do-brejo, cana-de-macaco, cana-do-mato, cana-roxa, jacuacanga, paco-catinga, paco-caatinga, periná e ubacaiá.Partes utilizadas
Folhas e rizomas.

terça-feira, 21 de abril de 2015

BÁLSAMO

BÁLSAMO
O bálsamo (Sedum dendroideum) é uma planta da família das Crassulaceae. É também popularmente conhecido como pau-de-bálsamo, balso, cabraiba, óleo-vermelho, cabureiba, pau-vermelho. A planta suculenta é largamente conhecida por suas qualidades ornamentais e medicinais. É originária da África do Sul e da Ásia e a parte utilizada são as folhas frescas. As formas farmacêuticas habituais são o óleo extraído do tronco, sumo  e suco.                        Indicações: Contusões; Torções; Machucados;Feridas gangrenosas; Úlcera; Epilepsia; Afecções do aparelho respiratório e urinário; Diabetes; Bronquite crônica; Queimaduras; Frieiras; Inflamações gastrointestinais, da pele e nas cefaleias.

sexta-feira, 17 de abril de 2015

BOLDO BRASILEIRO

BOLDO BRASILEIRO
Propriedades: Tônica (restaura energia), eupéptica (facilita digestão), hepática, colagoga (aumento da secreção da bílis), colerética (estimulador da bílis), calmante, carminativa (eliminador de gases intestinais), anti-reumática, estomáquica (favorece a digestão).
Características: Planta herbácea ou subarbustiva, perene, de até 1,5 metros de altura. Folhas suculentas e aromáticas, de sabor muito amargo. Não são conhecidas as substâncias que geram os efeitos benéficos da planta, nem as que causam o sabor amargo característico.Cultivo: É facilmente reproduzida por meio de estacas, feitas com os ramos ou folhas.

quinta-feira, 16 de abril de 2015

LOURO

LOURO
Louro é uma planta medicinal muito conhecida na gastronomia por seu sabor e aroma característico. A parte utilizada do louro é a sua folha, para aromatizar comidas ou fazer chá.    
As propriedades do louro incluem a sua ação diurética, anti-reumática, anti-inflamatória, digestiva, estimulante e expectorante.

quarta-feira, 15 de abril de 2015

MELISSA

MELISSA
A melissa (Melissa officinalis) é uma espécie aromática de origem europeia e largo emprego medicinal. Utilizada como antiespasmódico e calmante - a infusão do chá de suas folhas ajuda a conciliar o sono, reduzir a ansiedade e a tensão nervosa. No entanto, a população também a usa para aliviar gases, cólicas e enxaquecas. Na culinária, seu sabor é apreciado no preparo de pratos doces, como sorvetes, e de temperos para receitas com aves e frutos do mar. Por ser usada tanto como alimento quanto produto medicina europeia e largo emprego medicinal.O cultivo de melissa tem bom desenvolvimento em locais com clima temperado e subtropical, porém, a planta não tolera temperaturas muito elevadas nem muito frias.

quinta-feira, 9 de abril de 2015

CAPIM LIMÃO

CAPIM LIMÃO
O capim-limão (Cymbopogon citratus), também conhecido como capim-cidreira ou capim-santo, é uma planta tropical nativa da Índia. Muito apreciado como chá, é também usado como tempero e para fins medicinais.É utilizado como refrigerante, diaforético, contra gases intestinais, dores musculares e torceduras. Contém citral, substância também encontrada na melissa, que lhe confere propriedades calmantes e sedativas. Como os óleos essenciais são voláteis, no preparo de infusões de folhas ou rizomas, não é necessário ferver muito, nem deixar em água quente por tempo prolongado. Para liberar os princípios ativos, bastam 10 minutos de calor ou fervura. O chá é bom para insônia e tônico depurativo em estados gripais febris.

quarta-feira, 8 de abril de 2015

MORINGA

MORINGA
A Moringa Oleífera, planta originária da Índia é considerada por botânicos e biólogos, um milagre da natureza. Uma esperança para o combate da fome no mundo. Rica em vitaminas e sais minerais.Moringa oleifera é uma hortaliça arbórea, nativa da Índia, de até 8 m de altura. É planta rústica, tolerante a solos pobres e de crescimento extremamente rápido.
Nenhuma outra planta comestível tem tanta vitamina A quanto a Moringa (sete vezes mais que a cenoura).Consumir as folhas novas, sem os talos, em sopas, sucos, omeletes, etc. Os frutos novos (vagens) também são consumidos.

terça-feira, 7 de abril de 2015

AÇAFRÃO

AÇAFRÃO
Ingrediente essencial dos pratos de caril, o açafrão-da--índia tem uma cor amarelo-dourada, familiar a todos os que comem comida indiana. Tradicionalmente, a raiz é usada para problemas alérgicos e inflamatórios. E as investigações têm mostrado que tem muitos benefícios para a saúde, devido sobretudo à sua forte ação antioxidante.

segunda-feira, 6 de abril de 2015

MANJERICÃO

MANJERICÃO
Uma propriedade importante dos temperos é a capacidade de auxiliar no processo digestivo, já que ele estimula a produção de enzimas envolvidas na digestão, facilitando a absorção de nutrientes.O manjericão é bastante aromático, sendo usado no preparo de molhos de tomate, com ou sem carne, para massas do tipo italiano ou de pizza, carnes assadas, sopas e saladas. O manjericão combina muito bem com tomates em salada, carnes, aves e ovos mexidos.

domingo, 5 de abril de 2015

HORTELÃ

HORTELÃ
As muitas variedades de hortelã podem ser usadas tanto em pratos doces como em salgados.O chá de hortelã é indicado para tratamento de gripes e má digestão. O gargarejo alivia dores de garganta. Pode aliviar, também, picadas de insetos. Muito boa contra ânsia de vômitos Ela ajuda a purificar o organismo, limpar o tubo digestivo, eliminar toxinas, diminuir a temperatura do fígado, acalmar e garantir uma boa noite de sono. Observação importante: Qualquer uso terapêutico deve sempre ser acompanhado por um médico.

quinta-feira, 2 de abril de 2015

ALECRIM

ALECRIM
O alecrim é utlizado na culinária, fresco ou seco, na preparação de carne de aves, carne de porco, linguiças e batatas assadas.Deve ser plantado preferencialmente na primavera ou no verão o ideal é por meio de mudas

quarta-feira, 1 de abril de 2015

MANJERONA

MANJERONA
A Manjerona pertence a mesma família do Orégano,é usado suas folhas verdes ou secas na culinária.
O chá da Manjerona é indicado para reumatismos e artrites, gripes e resfriados, transtornos digestivos.
O plantio da manjerona pode ser feito em qualquer época do ano.

terça-feira, 31 de março de 2015

PACÚ

PACÚ
Este é o meu genro, com um pacú, pescado aqui na represa do sítio e que será preparado para o almoço.

segunda-feira, 30 de março de 2015

A OUTRA REPRESA

A OUTRA REPRESA
Nessa represa criamos algumas espécies exóticas, como tilápias do nilo, entre outras.
No futuro pretendemos criar também espécies ornamentais.

domingo, 29 de março de 2015

sábado, 28 de março de 2015

LAGO

LAGO 
O lago com as carpas ornamentais, todas possuem nome e são muito admirado por todos.

sexta-feira, 27 de março de 2015

DECK DO LAGO

DECK DO LAGO 


























Este é o deck que fica ao lado do lago. Minha netinha adora ficar neste deck para dar ração para
as carpas ornamentais que criamos no lago.

quinta-feira, 26 de março de 2015

quarta-feira, 25 de março de 2015

ENTRADA DO SÍTIO

Esta é a entrada do Sítio Danilaura, que na primavera fica todo florido.
ENTRADA DO SÍTIO