segunda-feira, 27 de julho de 2015

AMORA PRETA

AMORA PRETA
 A amora-preta pertence à família Rosacea e, gênero Rubus, sendo conhecidas mais de trezentas espécies. A amora-preta é um arbusto, porte ereto, semi-ereto ou rasteiro, pode chegar a 2 metros de altura, caule flexível e a maioria das variedades é coberta por espinhos. As flores são brancas ou rosadas. Os frutos são levemente alongados, quase arredondados, comestíveis, inicialmente vermelhos e depois pretos, quando bem maduros. Aquilo que chamamos de fruto é um agregado de dezenas de frutos verdadeiros, denominados mini-drupa ou drupete, porque no interior de cada bolinha contém uma semente pequena.  O fruto pode ser consumido ao natural e usado no preparo de doces, geléias, conservas, sucos, polpas, sorvetes, iogurtes, tortas, bolos e outros. A fruta é altamente nutritiva, pois contém 85% de água, 10% de carboidratos e elevados teores de vitaminas A e B, potássio e cálcio. Ajuda a tratar de afecções da boca e da garganta (aftas, principalmente), angina, estados febris, inflamações na garganta, retenção de líquidos.

sábado, 25 de julho de 2015

ALMEIRÃO DO MATO

ALMEIRÃO DO MATO
O almeirão do mato é uma verdura abundante e fácil de ser encontrada, a textura é boa.  mas fica
melhor picada fininho, combinando muito bem com arroz e feijão. As folhas jovens são macias e não perdem nada para as verduras da feira, suculentas, macias e saborosas. é encontrada em gramados e hortas, além de terrenos baldios, fica mais viçosas em solos úmidos e a meia sombra. Pode ser consumida crua ou cozida, à semelhança do almeirão e da catalonia, com sabor ligeiramente amargo.

sábado, 18 de julho de 2015

FOLHA-DA-FORTUNA

FOLHA-DA-FORTUNA
Com propriedades emolientes, cicatrizantes e anti-inflamatórias, seus princípios ativos são as mucilagens, taninos, ácidos gástricos, sais minerais e glicosídeos.O uso da planta é indicado para tratamento de coqueluche e afecções do aparelho respiratório, gastrites e úlceras. No entanto, seu principal uso é no tratamento de queimaduras e furúnculos.É indicada em casos de queimaduras e furúnculos. Caso sejam outros ferimentos, indica-se fazer uma pasta com a folha e colocar sobre a região machucada.O suco pode ser preparado com uma folha para uma xícara de chá de água. Deve ser batida no liquidificador e ingerida duas vezes ao dia, entre as refeições.Para úlceras estomacais, tomar uma xícara duas vezes ao dia, entre as principais refeições. O indicado é usar uma colher de sopa de folhas frescas amassadas.

domingo, 12 de julho de 2015

ALFAVACÃO

ALFAVACÃO
Alfavacão (Ocimum gratissimum) é uma planta medicinal que apresenta coloração verde escura, pode atingir até dois metros de altura, possui flores grandes, que podem chegar a medir até 10 cm de comprimento, e flores de cor branca com tons levemente arroxeados. Considera-se que a origem desta planta é o Oriente, mas ela tem ampla distribuição no território brasileiro. O Alfavacão possui ação antiespasmódica, carminativa. Combate gripes, resfriados, tosses irritativas e alérgicas. Diurética suave. Coadjuvante no tratamento da ansiedade e insônia.

quarta-feira, 8 de julho de 2015

KINKAN

KINKAN
“Kumquat” ou “chin kan” em chinês, e kinkan, em japonês, significam “laranja de ouro”. Mas ela não é exatamente uma laranja, pertence ao gênero Fortunella, e não ao Citrus. É riquíssima em vitamina C (151 mg/100 g), cálcio (266 mg/100 g), potássio (995 mg/100 g) e boa fonte de vitamina A, fósforo, ferro e outros minerais. Pode ser utilizada como planta ornamental, produz flores brancas e perfumadas, folhas verde-escuras e brilhantes, tem frutos pequenos e não apresentam espinhos, essa espécie pode ser cultivada em vasos ou em locais onde existem crianças. O mais comum a utilização em forma de caldas, molhos ou compotas.